quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011



      Reino Unido ... (United Kingdom) VISTOS




Solicitações de vistos de estudante e dependente de estudante para o Reino Unido (somente são considerados dependentes os filhos/as menores e o/a cônjuge do estudante. Companheiros não são considerados dependentes)
Vistos de estudantes e seus dependentes
Atenção: somente são considerados dependentes os filhos/as menores de idade e o/a cônjuge do/a estudante. União estável não é reconhecida para fins de dependência de visto de estudante.

Se você é cidadão brasileiro, portador de passaporte brasileiro, e está viajando para o Reino Unido para uma visita de negócios, turismo, seminários, congressos ou para estudos por um período de até seis meses, normalmente não precisará obter visto antes de sua viagem, mas leia atentamente as informações abaixo.
Observações importantes

Lembramos que turistas e visitantes brasileiros não têm permissão para permanecer no Reino Unido por mais de seis meses.

Toda pessoa que já tenha tido algum tipo de problema com o serviço de imigração Britânico é aconselhada a solicitar um visto independente do motivo e duração da viagem.

Se você possui, além do passaporte brasileiro, um passaporte da comunidade européia, não há necessidade de solicitar visto para estudar no Reino Unido. Basta que seu passaporte da comunidade européia esteja válido. Você deverá apresentar o passaporte brasileiro ao deixar o Brasil e o passaporte da comunidade européia na sua chegada ao Reino Unido. O passaporte da comunidade européia permite que você permaneça no Reino Unido pelo tempo que desejar.
Cursos com duração de mais de seis meses

Desde 13 de novembro de 2005, todos aqueles que não sejam membros da comunidade européia que desejarem permanecer no Reino Unido por mais de seis meses terão que obter uma permissão de entrada (visto) de um consulado Britânico antes de viajar. Assim, com essa nova regra, todo cidadão brasileiro que pretenda estudar no Reino Unido por mais de seis meses, independente do curso que vá fazer, terá que obter o visto antes de viajar.
Cursos de menos de seis meses

Brasileiros que pretendem estudar no Reino Unido por menos de seis meses não necessitam solicitar visto antes de viajar (desde que nunca tenham tido nenhum tipo de problemas com o serviço de imigração Britânico), e recebem a permissão de entrada no desembarque no Reino Unido, apresentando evidências de que estão aceitos no curso , evidências dos fundos disponíveis para o sustento do estudante enquanto estiver no Reino Unido e evidências das suas intenções de deixar o Reino Unido ao final do curso. Entretanto, se mesmo ciente de que não há necessidade de solicitar um visto, o estudante preferir solicitá-lo neste consulado, o pedido poderá nos ser enviado desde que observada a devida antecedência de aproximadamente dois meses. A documentação recomendada está descrita abaixo.
Atenção: desde 1º de janeiro de 2005 todos aqueles que pretendem estudar no Reino Unido devem se certificar que a instituição educacional onde pretendem estudar é registrado no "Department for Education and Skills Register of Education and Training Providers". Aqueles que queiram confirmar o registro podem acessar o sitewww.dfes.gov.uk/providersregister - acesse "search the Register", escreva o nome da escola e tecle "go". Se os detalhes da escola ou instituição aparecerem é sinal de que é reconhecida.
Informações gerais
Pedidos de visto para brasileiros somente podem ser feitos no Brasil e não serão aceitos em outros consulados ou embaixadas. No Brasil, somente o consulado Britânico no Rio de Janeiro recebe pedidos de vistos. Todos os pedidos de vistos devem ser enviados aos cuidados de:
Seção de Vistos
Consulado Geral Britânico
Praia do Flamengo 284/2 andar
Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22210-030


A documentação sugerida para dar entrada no pedido do visto de estudante e seus dependentes está descrita abaixo. Entretanto você pode enviar qualquer outro documento adicional que acredite ser relevante ao seu processo. Favor não enviar objetos de valor.

  • Formulário VAF1, disponível em UKVisas. Cada solicitante deve preencher um formulário. Favor informar no formulário o seu endereço de correspondência completo, com CEP. Não nos responsabilizamos por documentos enviados a endereços incompletos.
  • Formulário STUDENT ADDITIONAL QUESTIONNAIRE, disponível em Formulários. Esse formulário é adicional ao VAF1, e deve ser preenchido em Inglês.
  • O passaporte original (atual e anteriores - se houver) de todos os que estiverem solicitando visto.
  • 2 fotos de cada solicitante tamanho 3 x 4 ou 3,5 x 4,5 com fundo branco. Fotos 5 x 7 não serão aceitas e o pedido será devolvido sem ser processado.
  • A carta de aceitação original no curso pretendido. Caso o curso já tenha iniciado você deverá apresentar uma carta de aceitação com data atualizada.
  • Evidências de onde ficará hospedado/a no Reino Unido. Caso vá ficar hospedado/a em casa de amigos ou parentes, uma carta-convite dos mesmos, confirmando a sua estadia. Não existe modelo de carta, esta deve ser escrita pela pessoa que vai lhe hospedar confirmando essa informação e informando o endereço e telefone de contato. Se não souber ainda onde vai ficar hospedado/a, informe isso por escrito.
  • Se o seu patrocinador estiver no Reino Unido (por motivo de estudos, moradia ou qualquer outro motivo) você deverá nos enviar uma cópia do passaporte do(a) mesmo(a).
  • O patrocinador, seja ele/ela quem for, deve explicar o motivo pelo qual está patrocinando o aluno em questão através de uma declaração por escrito. Esta declaração pode ser escrita em Inglês ou em Português. Se você tem mais de um patrocinador, cada um deverá escrever uma declaração.
  • Evidências de fundos disponíveis para o sustento do estudante no Reino Unido. Estes fundos podem ser evidenciados por exemplo, enviando os 6 últimos holerites (contracheques) e extratos bancários e/ou de poupança e/ou de investimentos ou equivalente, do estudante e/ou do patrocinador que vai pagar pela viagem. Se o patrocinador ou o estudante for autônomo/a ou empresário/a, deverá comprovar seus rendimentos mensais da forma que lhe for mais conveniente. Você pode nos enviar quaisquer documentos que evidenciem a existência dos fundos.
  • As evidências de seus estudos anteriores, no Brasil e/ou no exterior.
  • Se o solicitante do visto não for Brasileiro, cópia do RNE.
  • Certidão de casamento e/ou nascimento para aqueles que estejam solicitando visto como dependentes de uma pessoa que está estudando, lembrando que a união estável não é reconhecida para fins de dependência de vistos de estudante.
  • A taxa referente ao visto (por pessoa) e da postagem de retorno (taxas consulares). A taxa de postagem é opcional. Caso você venha apanhar a documentação pessoalmente não há necessidade de enviar a taxa de postagem. O cheque deve ser nominal ao Consulado Geral Britânico e conter no verso o nome completo, telefone e endereço do titular da conta corrente e o número de passaporte do solicitante do visto. O pagamento deve ser em Reais.
  • Caso você já tenha tido algum problema com o serviço de imigração Britânico, favor enviar as cartas recebidas por ocasião deste problema, se você ainda as possuir.
Devido ao grande volume de trabalho, solicitamos que evitem nos contatar para fazer perguntas após ter enviado o pedido de visto, pois esse procedimento causa atrasos no processamento dos pedidos. Caso seja necessário, nós entraremos em contato com o solicitante para resolver qualquer dúvida. O telefone de contato do solicitante é imprescindível para que possamos entrar em contato se houver necessidade. Se você possui telefone celular informe o número no formulário de pedido de visto.

Não agendamos entrevistas antes do recebimento do pedido de visto e da análise inicial do mesmo. Caso uma entrevista seja necessária o solicitante será notificado por carta ou por e-mail, enviado ao endereço de correspondência ou de e-mail informado no formulário VAF1.

Caso o/a Sr/Sra queira que o seu passaporte e documentos sejam devolvidos por SEDEX após o término do processo, favor incluir no cheque da taxa do visto a taxa de postagem, disponível em nossa tabela de preços.
taxas consulares
Informações adicionais
Extensão de vistos: caso o aluno decida por estender seus estudos após sua chegada no Reino Unido este deverá se dirigir ao Home Office (endereço abaixo) e solicitar a extensão do visto de estudante. Somente o Home Office pode estender vistos de estudantes - o Consulado Britânico não estende vistos. A solicitação da extensão deve ser enviada ao Home Office com pelo menos um mês de antecedência da data de expiração do visto.

Croydon Public Caller Unit
Lunar House
40 Wellesley Road
Croydon CR9 2BY

General enquiries: (+44) (0)870 606 7766
Application forms: (+44) (0)870 241 0645
www.ind.homeoffice.gov.uk
Trabalho para estudantes: aqueles que qualificarem na condição de estudantes e dependentes de estudantes poderão trabalhar até 20 horas semanais diurnas, desde que o estudante esteja freqüentando as aulas. O trabalho será em meio expediente e serve tão somente como um complemento para as despesas daqueles que se encontram estudando, e não pode ser a fonte de renda para custear os estudos tampouco poderá ser trabalho para o qual é exigida uma qualificação.

A pessoa que pretende estudar terá que comprovar, ao solicitar o visto, que possui meios de custear seus estudos sem a 
necessidade de trabalhar. Caso seja verificado que a pessoa terá que trabalhar para ter condições de pagar pelo curso e as despesas relacionadas (alimentação, acomodação, livros didáticos, lazer, etc) poderá ter seu pedido de visto recusado.
Seguro de viagem: o Reino Unido não exige seguro de viagem, mas é altamente recomendável viajar com o seguro para evitar quaisquer tipo de problemas em solo Britânico. O governo Britânico não tem qualquer obrigação de custear atendimento médico para estrangeiros.
Alteração da categoria de visto: a categoria de visto na qual uma pessoa é aceita em solo Britânico não pode ser alterada após sua chegada. Isso quer dizer que se uma pessoa viajar para o Reino Unido como turista não poderá trocar sua categoria para a de estudante uma vez que estiver no Reino Unido.


Fonte: www.bexintercambio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário