quarta-feira, 15 de setembro de 2010





Dicas
 
Reino Únido - Imigração e vistos

Imigração
O Reino Unido ainda é o principal centro econômico da Europa. Seu desenvolvido parque industrial e um setor de serviços muito dinâmico atraem anualmente milhares de estrangeiros de todas as partes do mundo, que buscam melhorar de vida.
Entretanto, o serviço de imigração britânico não costuma facilitar a vida de quem vem de fora. O desemprego tem sido um sério problema interno, o que inibe a aceitação de emigrantes formais. Com isso, é enorme a quantidade de estrangeiros que vivem ilegalmente no país, sob o risco iminente de serem deportados.
Para Entra No Reino Únido
Para quem vai ao Reino Unido a negócios ou turismo, por um período de até seis meses, ou para estudar, por no máximo três anos, não precisa de visto, exceto em alguns casos excepcionais.
Já para viver e trabalhar em território britânico por mais de meio ano, o visto é imprescindível, e ainda assim pode não ser suficiente. Isto porque o oficial de imigração pode no momento em que a pessoa chega no país, vetar sua permanência por vários motivos. Eles podem ser concretos, como problemas médicos, ou até alguns mais subjetivos, como 'mudanças nas circunstâncias' após a data do requerimento ou uma recusa dada 'em prol do benefício público'.
Visto de Permanência no Reino Únido
A residência no Reino Unido é liberada para cidadãos do Espaço Econômico Europeu (EEE), formado pelos 15 países da União Européia (Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Portugal, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Finlândia, Suécia, Áustria e Grécia), mais Liechtenstein, Islândia e Noruega. Assim, caso um brasileiro seja também cidadão de qualquer um destes países pode morar no Reino Unido. Seus familiares (cônjuge, filhos ou netos menores que 21 anos ou dependentes, seus pais e avós ou os de seu cônjuge) podem acompanhar, desde que com uma autorização da imigração britânica.
O brasileiro que desejar se estabelecer no Reino Unido deve requerer um visto de residência no país a qualquer missão diplomática britânica em território brasileiro.
Um formulário de pedido deverá ser preenchido e entregue junto de passaporte com validade mínima de 6 meses, duas fotografias recentes tamanho passaporte, e o valor da taxa de expediente.
O formulário para o pedido de visto possui muitas perguntas, exigindo os mínimos detalhes ao candidato à permanência no Reino Unido.
Entre as questões, estão dados sobre a pessoa que servirá de referência em território britânico, dados referentes à estadia no país e a subsistência do requerente: se a pessoa já possui emprego no Reino Unido, qual a renda mensal pretendida etc.
Além do pedido de residência, o cidadão brasileiro deve preencher um formulário padrão para todos que precisarem de visto para ir à Grã-Bretanha. Ali são pedidas informações básicas, como nome, endereço atual, filiação, estado civil etc.
Os pedidos de residência demoram bastante tempo para serem avaliados, porque, geralmente, quanto maior o tempo que a pessoa pretende ficar no Reino Unido, mais tempo leva para o visto ser processado. Entretanto, esse tempo também varia de acordo com a demanda e os períodos de pique, quando a demora pode ser maior.
Visto para Estudantes no Reino Únido
Para que possa viajar ao Reino Unido sem o visto, o estudante brasileiro deve obrigatoriamente estar matriculado na instituição desejada. Caso a pessoa vá procurar o curso, ela deve entrar como turista e comprovar que tem o dinheiro para se sustentar e um lugar para se hospedar. Se o estudante já tiver escolhido onde estudar, ele poderá pedir à instituição de ensino uma carta comprovando que está indo ao Reino Unido para se matricular e fazer o curso. Esta permanência pode ser renovada periodicamente junto à imigração.
Os estudantes podem se candidatar a bolsas de estudo, mas são poucos os auxílios concedidos por ano, e eles geralmente são parciais. O Foreign Office (Ministério de Relações Exteriores) tem programas de bolsas, como o Chevening, voltado para pessoas já estabelecidas nas suas profissões e interessadas em cursos de pós-graduação e de especialização. Além das próprias instituições de ensino, outras entidades que concedem auxílio são a Royal Society - para cientistas de nível pós-doutorado -, Rotary Club, Capes e CNPq.
Visto de estudante para quem trabalha no Reino Únido
Caso tenham necessidade de trabalhar durante sua estadia no Reino Unido, os estudantes brasileiros não precisam de permissão, mas somente se seus cursos durarem no mínimo seis meses e se a jornada semanal de trabalho for de 20 horas, na época de aulas. Se o curso durar menos que esse período e a pessoa quiser trabalhar em regime parcial, ela deverá pedir o visto de estudante e ressaltar sua vontade em ter um emprego. Mesmo assim, ela terá que comprovar que tem meios para manter a si e sua família e pagar o curso sem trabalhar.
Os aluno também podem participar, sem autorização prévia, de estágios, seja como parte de um 'curso-sanduíche' ou paralelo aos estudos.
Para todos os cursos de nível superior britânicos, é necessário fornecer o histórico escolar ou universitário e cartas de referência traduzidos por um tradutor juramentado. As inscrições nas universidades são feitas através do University and Colleges Admissions Service (UCAS), um órgão que centraliza as admissões dos centros de ensino superior. Com um formulário do Ucas, a pessoa pode se inscrever em até seis faculdades do Reino Unido, para depois escolher qual irá aceitar, caso seja selecionado.
Na pós-graduação, as admissões são feitas diretamente pelas instituições. Em geral, as universidades exigem bons resultados no International English Language Testing System (Ielts).
A grande dificuldade para quem vai ao Reino Unido para conseguir um emprego é obter uma autorização de trabalho. Isto porque a requisição não pode ser feita pessoalmente pelo trabalhador, e sim pelo empregador no Reino Unido, o que praticamente impossibilita que alguém viaje para procurar trabalho já no Exterior. Além disto, é exigido que o estrangeiro possua o visto de permanência para trabalhar em território britânico.
As autorizações de trabalho para estrangeiros no Reino Unido são concedidas pelo Departamento de Imigração e Trabalho. Estas autorizações regulares são concedidas somente para empregos que exijam alto nível de perícia e experiência, para os quais não existe mão-de-obra residente disponível no país ou no resto da União Européia. No entanto, podem ser concedidas autorizações para os estrangeiros que forem receber treinamento ou ter experiência de trabalho.
Apesar das dificuldades, existem algumas atividades de trabalho não exigem autorização especial para serem exercidas por estrangeiros no Reino Unido. São elas:
    turistas que exercem trabalho temporário ou au pairs;
    ministros religiosos, missionários ou membros de ordens religiosas;
    representantes de firmas estrangeiras que não têm filial, subsidiária ou outro representante no Reino Unido;
    representantes de jornais, agências de notícias ou organizações de radiodifusão/teledifusão estrangeiros, designados para um trabalho de longo prazo no Reino Unido;
    empregados domésticos de um membro do pessoal de uma missão diplomática ou consular;
    empregados domésticos de casas particulares;
    professores ou assistentes de idiomas visitando uma escola no Reino Unido sob um programa de intercâmbio;
    membros do pessoal operacional de terra (mas não de outro tipo de pessoal) de uma empresa aérea de propriedade estrangeira;
    médicos/dentistas indo ao Reino Unido para treinamento de pós-graduação;
    trabalhadores agrícolas por temporada .
Mesmo sem necessitar autorização, cada um destes empregos possui alguns requisitos específicos. As pessoas que pretenderem exercer alguma dessas profissões, deve preencher uma requisição e também é necessário preencher um formulário
Informações úteis sobre o Reino Únido
Embaixada Britânica no BrasilSES Quadra 801 - conjunto K
Brasília - DF - 70408-900
Tel: (61) 225-2710
Fax: (61) 225-1777
Site
http://www.reinounido.org.br/e-mailchancery@reinounido.org.br
Consulado Britânico no Rio de JaneiroPraia do Flamengo 284/2º andar
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22210-030
Tel: (21) 2555-9640
e-mail: 
consular.section.riodejaneiro@fco.gov.uk
The British Council - Rio de JaneiroRua Elmano Cardim, 10 - Urca
Rio de Janeiro - RJ
CEP 22291-040
Tel: (21) 2543-1253
Fax: (21) 2543-1060
Site: 
http://www.studybritain.org.br/
e-mail:
 riodejaneiro@britishcouncil.org.br
Sites Úteis
Home Office (Ministério do Interior do Reino Unido): www.homeoffice.gov.uk
Ukcosa (Conselho britânico para Educação Internacional): www.ukcosa.org.uk
Embaixada do Brasil no Reino Unido: www.brazil.org.br
Embaixada do Reino Unido: www.reinounido.org.br




Ler mais:http://www.myspace.com/mauricio_jack/blog#ixzz0zf6nsFyb

Nenhum comentário:

Postar um comentário